Na época da magnífica animação Homem-Aranha no Aranhaverso de 2018 falei que estava diante de uma das melhores animações já feitas e diante de um dos melhores filmes de super heróis já feitos. Inclusive levou para casa um Oscar de Melhor Animação no ano seguinte.
Em meus comentários antes deste Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, eu falava que achava pouco provável algo como o primeiro filme, algo tão fantástico, afinal existe um um ditado que “um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Ainda mais um “raio” da Sony, que explora o universo do aracnídeo nos cinemas. Vide os fracos Venom 1 e 2, o péssimo Morbius e os futuros (e duvidosos) Kraven o Caçador, El Muerto, Madame Teia .
Inclusive eu falei por diversas vezes para a Sony esquecer os live action do Homem Aranha e vilões e focar nas animações, para repetir o sucesso de Aranhaverso de 2018.
Acontece que um raio caiu no mesmo lugar e a Sony “queimou minha língua” e elevou o patamar que já era alto. Homem-Aranha: Através do Aranhaverso consegue ser ainda mais fantástico que o primeiro filme.
A animação foi dirigida por Joaquim Dos Santos, Kemp Powers e Justin K. Thompson misturou diversos elementos dos quadrinhos, com referências da cultura pop e do “mundo comum” que a cada frame, algo se destacava. Se a primeira animação era um vislumbre a cada segundo, aqui nem se fala.
A mistura live action e animação funcionou muito bem, a trilha sonora conseguiu chamar ainda mais a atenção. Tudo aqui foi bem pensado e bem executado.
O grande problema desse filme foi ser o filme do meio.Ser o segundo de uma trilogia. Ainda teremos um Homem-Aranha: Além do Aranhaverso em 2024. Se nesse filme as expectativas foram totalmente correspondidas, o nível subiu demais. Não consigo imaginar algo mais gracioso e fantástico que essa animação em 2024 (aguardando Sony me surpreender novamente).
A primeira animação levou a estatueta de Melhor Animação no Oscar 2019. Em 2024 não consigo imaginar um concorrente a altura de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso.
Excelente animação que reinventa novamente o gênero de quadrinhos no cinema. Tomara que a Sony aproveite essa inspiração e mude o modo que trata o Peter Parker nos longas live action. E tomara que Marvel, parceira da Sony nesse universo aranha, também, pois está difícil de engolir esses últimos filmes pós Guerra Infinita.
Nota: 4,5/5
—
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso
Direção: Joaquim Dos Santos, Kemp Powers, Justin K. Thompson
Elenco: Hailee Steinfeld , Oscar Isaac, Shameik Moore ,Daniel Kaluuya , Jason Schwartzman, entre outros
Duração: 2h 16m