Morte no Nilo, adaptação da obra Agatha Christie, segue a mesma formula de seu antecessor, Assassinato no Expresso do Oriente (2017): um elenco grandioso que prometia um grande filme. Mas não consegue entregar o que promete.
Ambos os longas, Assassinato no Expresso Oriente e Morte no Nilo, são dirigidos e protagonizados por Kenneth Branagh. Branagh vive Hercule Poirot, um famoso e brilhante detetive. Mas nesse longa Poirot passa diversos momentos não sendo brilhante.
Pelo contrário. Há momentos do filme que Poirot é enganado por todos. Você pode estar pensando que isso já ocorreu no filme anterior, Hercule Poirot é enganado por todos e no terço final ele desvenda miraculosamente o crime.
Aqui, até no momento das revelações de descobertas, Hercule Poirot está ruim.
Alias, Morte no Nilo é ruim em boa parte. As atuações, os mistérios, etc. Por falar em mistério, o longa passa mais da metade sem nenhum mistério e de repente, vários assassinatos e outros crimes. Parece que lembraram que o longa era de mistério e inseriram vários goela abaixo do espectador.
Posso falar que Morte no Nilo só não é todo ruim pois visualmente o longa é bem interessante. Temos um Egito magnífico na tela. Efeitos visuais de primeira. Já as atuações, nem tanto.
Temos grandes nomes no filme como o próprio Branagh, Emma Mackey, Armie Hammer, Gal Gadot, Tom Bateman, Annette Bening, entre outros. Mas nenhum deles se destaca no longa.
A culpa não é dos atores. O roteiro de Michael Green deixa a desejar. Filme sem sentido do inicio, ou melhor, desde o final de Assassinato no Expresso do Oriente. O longa anterior termina com Hercule Poirot sendo chamado para resolver um homicídio no Nilo. E em Morte no Nilo, mesmo sendo uma continuação direta, tal homicídio não aconteceu.
Por isso (e por outras coisas) Morte no Nilo consegue ser ainda pior que Assassinato no Expresso do Oriente.
Nota: 2 / 5
–
Morte no Nilo
Direção: Kenneth Branagh
Roteirista: Michael Green
Elenco: Kenneth Branagh, Armie Hammer , Gal Gadot , Annette Bening , Tom Bateman, Letitia Wright, entre outros
Duração: 2h 7m