em Cinema, Filmes Brasileiros

Dois Córregos (1999)

\"\"

Hoje é dia de falar sobre o filme nº 93 da Lista dos Melhores Filmes Brasileiros segundo a Abraccine: “Dois Córregos: Verdades Submersas no Tempo” de 1999.

Dirigido por Carlos Reichenbach, o longa mostra Ana Paula, vivida por Beth Goulart, lembrando de seu passado numa casa na cidade de Dois Córregos. Na adolescência a mesma personagem Ana é vivida por Vanessa Goulart.

E durante boa parte do filme vemos o relacionamento de Ana com sua amiga Lydia (Luciana Brasil), Tereza (Ingra Liberato) e o tio Hermes (Carlos Alberto Riccelli).

Inclusive o personagem de Riccelli é o fio condutor da história. São as ações dele que fazem a história mover.

“Dois Córregos: Verdades Submersas no Tempo” é mais um olhar sobre a Ditadura no Brasil entre os filmes escolhidos pela Abraccine, mas é um olhar diferente do já mostrado nos filmes anteriores. É um olhar quase intimista.

O grande destaque aqui no filme é sem dúvida suas belas locações. As imagens a beira dos córregos, imagens aéreas da cidade, entre outras, são magnificas.  A trilha sonora também é algo que merece o destaque. Durante várias cenas do filme se ouvem músicas tocadas no piano dentro da casa e elas são executadas pela atriz Luciana Brasil. Ponto forte do filme.

Já algo que não se destaca são as atuações dos personagens secundários, mas nada que prejudique a experiência. Tirando os já citados acima, os demais atores/atrizes deixam a desejar por serem amadores.

Mas como disse, isso não prejudica na experiência do filme, pois na maioria do tempo em”Dois Córregos” as atuações são mais contidas, principalmente do personagem de Riccelli. O personagem dele é mais contido para evitar problemas e quando o mesmo extravasa, tem de tomar uma decisão que vai mudar tudo, por isso falei que é o personagem que faz a história mover.  

“Dois Córregos: Verdades Submersas no Tempo” é um filme interessante, visualmente muito bonito e com uma história, baseada em fatos, contida, mas que mostra com certeza a que veio.

Escreva um comentário

Comentário