Podemos falar que Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore é uma evolução. Ainda não é um Harry Potter, franquia que deu origem a esses novos longas. Mas parece que agora o “Wizard World” nos cinemas está ganhando mais forma.
As menções a franquia de Potter são diretas nesse terceiro Animais Fantásticos. Hogwarts está lá, com mais destaque. Inclusive em um momento aparece uma partida de Quadribol, com um personagem semelhante ao bruxo voando atrás do Pomo de Ouro. Se o filme não se passasse na década de 1930 poderíamos falar que era o próprio Harry.
Não só isso remete a Harry Potter. A trilha clássica é usada, a Fênix de Dumbledore aparece mais, vemos Hogsmeade. Tem muita coisa de Harry Potter e talvez por isso possa agradar o fã que vai prestigiar o filme, mesmo sabendo que ele não leva a história muito a frente.
David Yates retorna à direção. Ele foi o diretor dos dois anteriores Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016) e Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (2018) e é um antigo colaborador desse Universo Bruxo. Yates dirigiu Harry Potter e a Ordem da Fênix, Harry Potter e o Enigma do Príncipe e Harry Potter e as Relíquias da Morte 1 e 2.
Se tem uma pessoa que sabe trabalhar com esse tipo de filme é Yates.
Outra pessoa que também sabe é a criadora de tudo desse mundo J. K. Rowling. Excelente autora de livros, nem tão boa roteirista, vide os dois anteriores que foi roteiro exclusivo dela. Filmes praticamente esqueciveis. Sério, costumo me lembrar de detalhes de filmes e não consegui distinguir o que era filme 1 e 2 de Animais Fantásticos quando estava fazendo o exercício pra recordar.
Mas em Animais Fantásticos 3, Rowling não assina sozinha o roteiro. Dessa vez Rowling tem Steve Kloves como parceiro. Kloves é roteirista de praticamente todos os Harry Potter, só não assina Harry Potter e a Ordem da Fênix.
Por isso a evolução desse filme. Ainda tem muitas falhas, mas é superior (o que não é difícil) aos dois outros Animais Fantásticos.
Algo que me incomodou (sem spoilers significativos para a história, uma vez que isso já foi divulgado antes):
A \”origem da semente da separação e origem do mal\” ser na Alemanha, péssimo gosto. Em plena década de 30. O mal dos bruxos pode ter influenciado o mundo dos trouxas (não bruxos)?
Em 30 tínhamos a ascensão do Nazismo na Alemanha e colocar Grindelwald (Mads Mikkelsen) tentando exterminar os humanos e criar a raça pura dos bruxos foi horrível, totalmente desnecessário.
A ameaça à Dumbledore (Jude Law) também é desnecessária. Sabemos que o diretor de Hogwarts não sofrerá nada, mas o filme insiste em uma ameaça a ele. Insiste com a ideia que vão matar Dumbledore.
Aliás, o centro desses filmes dos Animais deveria ser Newt Scamander(Eddie Redmayne). Novamente continua sem tanto destaque. Será que no penúltimo e último filme esse destaque vem? Acho pouco provável, pois a relação Dumbledore e Grindelwald é antiga. Redmayne tem um destaque maior, mas a base é Dumbledore, afinal o título do longa é Segredos de Dumbledore.
Novamente Jude Law é uma ótima escolha para o diretor de Hogwarts. Seu Dumbledore funciona e a tensão com Grindelwald é sentida.
Mads Mikkelsen como Grindelwald funciona e muito. Excelente ator, que vive bons vilões. Melhor substituição que espero que continue. Mikkelsen substituiu Johnny Depp como vilão.
Por falar em substituição, quero ver o que a Warner e equipe de Animais Fantásticos vão fazer com Ezra Miller, que vive Credence . Credence teve muito destaque nessa franquia Animais, porém Ezra Miller tem passado por momentos turbulentos na vida real, sendo preso por diversas vezes, inclusive a ultima dias antes do lançamento.
A brasileira Maria Fernanda Cândido teve uma participação interessante nesse terceiro filme e tem potencial de destaque ainda maior nos próximos filmes. O Brasil também aparece de relance. Poderia ser melhor. Originalmente o filme se passaria aqui, mas mudaram para outros lugares. Quem sabe nos próximos. E não, para mim essa franquia ainda não precisa de cinco filmes.
Os Efeitos Especiais em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore são de primeira. Não vi uma cena em que o efeito não estava bom. Possível indicado ao Oscar 2023, com chances de vitória.
No mais é isso. Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore é melhor que os antecessores, mas ainda tem o que melhorar. Espero que isso aconteça no próximo (e que eu me recorde desse filme na época)
Nota: 2,5 /5
—
Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore
(Fantastic Beasts: The Secrets of Dumbledore)
Direção: David Yates
Elenco: Eddie Redmayne, Jude Law, Ezra Miller, Dan Fogler, Alison Sudol, Callum Turner, Jessica Williams, Katherine Waterston, Mads Mikkelsen, Maria Fernanda Cândido e outros.
Duração: 2h 23m